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Censo SUAS: o que é e como responder

O Censo do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) é um processo de monitoramento e de coleta de informações que existe para gerar dados sobre a política de assistência social e melhorar a qualidade dos serviços socioassistenciais no Brasil.

Realizado desde 2007 e instituído pelo decreto nº 7.334, em 19 de outubro de 2010, o Censo SUAS tem como objetivo principal coletar informações para aperfeiçoar todo o processo de gestão do SUAS. 

A seguir, explicamos qual a importância de produzir dados no âmbito da Assistência Social, quais as principais variáveis consideradas e como se dá a divisão de responsabilidades. 

Qual a importância do Censo SUAS?

Os dados produzidos fornecem um panorama geral sobre os serviços prestados no país e proporcionam indicadores para qualificar o planejamento e para melhorar a oferta dos serviços socioassistenciais no Brasil.

A pesquisa usa a técnica de investigação censitária que permite identificar avanços e desafios e aperfeiçoar o monitoramento e a avaliação da área. A metodologia adotada inclui informações sobre:

  • Estrutura física: equipamentos, quantidade de salas, acessibilidade, etc;
  • Serviços: público atendido, serviços ofertados, concessão de benefícios, etc;
  • Recursos humanos: profissionais nas unidades, tipos de vínculo, etc;
  • Gestão e controle social: financiamento de serviços, ações de capacitação, quantidade e composição dos conselhos, existência de programas, etc. 

 

Realizado anualmente em todo o país, envolve nas unidades de análise informações sobre os:  

  • Centros de Referência de Assistência Social (CRAS);
  • Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS);
  • Centros de Referência Especializados para pessoas em situação de rua (Centros POP);
  • Unidades de acolhimento;
  • Órgãos gestores municipal e estadual;
  • Conselhos municipais e estaduais;
  • Unidades da rede socioassistencial privada.
Fundo de Assistência Social: acesse o infográfico e entenda o que é e como seus recursos são distribuídos.

Quem alimenta o Censo SUAS?

A realização do Censo SUAS é uma das responsabilidades do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome*, por meio de atuação conjunta da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação e da Secretaria Nacional de Assistência Social, que são responsáveis por operacionalizar a pesquisa.

A União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios fazem uma coleta descentralizada de dados, que reúne informações das unidades públicas de assistência social, entidades e organizações.

(*) Atual Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), recriado em 1º de janeiro de 2023.

Infográfico gratuito: Desenvolvimento sustentável da ONU - conheça os 17 objetivos do plano até 2030.

Como responder o Censo SUAS?

O MDS disponibiliza os modelos de questionários e manuais de preenchimento para cada unidade que compõe o Censo SUAS. Clique nos links abaixo para acessar a página com os arquivos para download: 

Manuais de preenchimento

→ Questionários 

A época de coleta vai de setembro a novembro e o mês de dezembro é utilizado para verificar e corrigir os dados dos Estados e municípios.

Os resultados são publicados no Portal Censo SUAS, que também fornece análises de componentes e indicadores estratégicos; e alimentam materiais impressos. 

Censo SUAS e Portábilis SAS

Gerar dados sobre a política de assistência social é uma forma de melhorar a qualidade dos serviços socioassistenciais. As secretarias municipais se beneficiam do uso das tecnologias porque agilizam tarefas de rotina, como o Censo SUAS. 

O Portábilis SAS é um software para Assistência Social que unifica e integra os serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), possibilitando uma gestão mais inteligente por meio de dados e tecnologia. Conheça algumas das funcionalidades:

  • Gestão de benefícios eventuais
  • Controle de cadastros, programas e serviços
  • Integração de dados entre equipamentos
  • Mapa de referência
  • Facilidade no consulta e emissão do RMA 
  • Encaminhamentos e contrarreferência
  • Relatórios e indicadores da produção técnica

 

Com a implantação do software, os municípios têm facilidade para encontrar informações solicitadas no Censo SUAS, como os dados sobre os atendimentos realizados em cada unidade, as especificidades dos serviços prestados e informações sobre servidores.

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O Portabilis SAS é um software para Assistência Social que integra e dinamiza o trabalho das equipes de referência através do uso de tecnologia e dados confiáveis, possibilitando uma gestão mais inteligente, ágil e menos burocrática do SUAS no município.

Conteúdo para Assistentes Sociais

Aqui no nosso blog você encontra artigos sobre gestão do SUAS, dicas para organização de campanhas no seu município, sugestões para oficinas e muito mais! Veja alguns destaques: 

 

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    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

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