4 min de leitura

Entenda como é a gestão do SUAS

O SUAS foi deliberado em 2003, durante a 4ª Conferência Nacional, com o objetivo de materializar a política da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e garantir a proteção social dos cidadãos brasileiros.

É um sistema descentralizado, participativo, financiado com verba pública e que segue a mesma política em todas as cidades onde está presente. Promove apoio a indivíduos, famílias e comunidades por meio da oferta de serviços, benefícios, programas e projetos.

A seguir, apresentamos um resumo de aspectos relevantes para compreender a gestão do SUAS. 

Como é a gestão do SUAS?

A gestão do SUAS – Sistema Único de Assistência Social – é uma co-responsabilidade da União, do Distrito Federal, dos Estados e dos municípios. Para que a política de Assistência Social seja viabilizada em todo o país, há diferentes níveis de gestão, instrumentos, competências específicas e coletivas.

Todas as demandas referentes à organização do SUAS estão descritas na Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB SUAS) que foi publicada em 2012 e disciplina a gestão pública da Política de Assistência no Brasil.

📘Dica da Portábilis: clique aqui e leia sobre a história da Assistência Social no Brasil, passando pela Legião Brasileira de Assistência à fundação do SUAS. 

Instâncias de pactuação

O SUAS conta com duas instâncias de pactuação: a Comissão Intergestores Tripartite (CIT), que e as Comissões Intergestores Bipartite (CIBs).

A CIT é destinada à articulação entre gestores federais, estaduais e municipais e trata de aspectos operacionais da gestão do SUAS. As CIBs, em resumo, são espaços de interlocução de gestores dos Estados e dos municípios, que representam os interesses e as necessidades da região. 

Níveis de proteção

Um dos princípios organizativos do SUAS é a integralidade da proteção social, ofertada por meio de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais que articulam diferentes tipos de ações e propostas. 

Há dois tipos previstos pela política de Assistência Social, divididos por níveis e complexidades: a Proteção Social Básica e a Proteção Social Especial, que pode ser considerada de média ou alta complexidade.  

A Proteção Social Básica oferece programas, projetos e benefícios de prevenção às situações de risco por meio do fortalecimento dos vínculos e oferta os serviços de: Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas.

A Proteção Social Especial de Média Complexidade (PSEMC) é destinada à famílias e/ou indivíduos que tiveram seus direitos violados e/ou que possuem vínculos familiares ou comunitários fragilizados, mas que ainda não configuram-se como rompidos.

A Proteção Social Especial de Alta Complexidade (PSEAC) é voltada para famílias e/ou indivíduos com vínculos familiares extremamente fragilizados ou rompidos, que não contam com a proteção da família de origem ou extensa.

📘 Dica da Portábilis: clique aqui e confira na íntegra a lista de serviços ofertados pela PSEMC e pela PSEAC. 

Quais são os instrumentos de gestão do SUAS?

Conheça os principais instrumentos de gestão e planejamento do Sistema Único de Assistência Social: 

Plano Plurianual

Conselhos de Assistência Social

Plano de Assistência Social

Fundo de Assistência Social

Pacto de Aprimoramento de Gestão do SUAS

Plano de Acompanhamento e Apoio Técnico

Plano de Providência

Relatórios e Indicadores de Gestão

📘 Dica da Portábilis: o Fundo de Assistência Social é um instrumento de gestão orçamentária e financeira das políticas de Assistência Social. Clique aqui e faça o download do infográfico elaborado pela Portábilis sobre a distribuição dos recursos. 

Fundo de Assistência Social: acesse o infográfico e entenda o que é e como seus recursos são distribuídos.

Níveis de gestão municipal 

A União, por exemplo, formula e coordena as ações. Na prática, desenvolve estratégias para articular serviços e programas com as políticas setoriais; assessora Estados, DF e municípios e propõe as diretrizes. 

As responsabilidades dos Estados são definidas pela Norma Operacional Básica (NOB/Suas). Entre as atividades, estão: organizar e coordenar serviços regionalizados e fornecer apoio técnico e financeiro para que as cidades possam implementar a vigilância socioassistencial. 

Na gestão municipal do SUAS e do Distrito Federal há níveis de habilitação: inicial, básica e plena. As atividades variam conforme o nível:  

Na gestão inicial, os municípios têm um conselho em funcionamento, apresentam fundos e planos de Assistência Social; e executam ações de Proteção Social Básica com recursos municipais.

Quando assumem a gestão da Proteção Social Básica – que é o primeiro nível de proteção do SUAS e inclui oferta de programas, projetos e benefícios – com autonomia, caracterizam-se como de gestão básica

Na gestão plena, os municípios realizam a gestão total das ações socioassistenciais.

Conheça o Portabilis SAS

O Portabilis SAS é um software para Assistência Social que unifica e integra os serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), possibilitando uma gestão mais inteligente por meio de dados e tecnologia.

Confira alguns benefícios:

Gestão de benefícios eventuais

Controle de cadastros, programas e serviços

Integração de dados entre equipamentos

Mapa de referência

Facilidade no consulta e emissão do RMA 

Encaminhamentos e contrarreferência

Relatórios e indicadores da produção técnica

Clique aqui e agende uma demonstração gratuita com nosso time!

Conteúdo para Assistentes Sociais

Aqui no nosso blog você encontra artigos sobre gestão do SUAS, dicas para organização de campanhas no seu município, sugestões para oficinas e muito mais!

Veja alguns destaques: 

Qual a função do coordenador do CRAS e do CREAS

NOB-RH: quais os avanços e principais desafios

Qual a importância do Plano de Assistência Social?

 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *