5 min de leitura

PAIF: como funciona o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família

O PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) é um dos principais serviços ofertados na rede de proteção da Assistência Social (AS). O serviço é destinado ao trabalho social com famílias e tem a finalidade de fortalecer os vínculos familiares e comunitários por meio de ações preventivas.

Compõe o nível de proteção social básica do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e é obrigatoriamente ofertado no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

O Programa Núcleo de Apoio à Família (NAF – 2001) e o Plano Nacional de Atendimento Integrado à Família (PNAIF – 2003) antecederam o Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), sendo que este foi criado em 2004.

Em 2009, o PAIF foi alterado de programa para serviço, adquirindo um caráter continuado, descentralizado e universalizado. Desde então, é um forte aliado no enfrentamento da pobreza, fome e desigualdade. Também no desenvolvimento de potencialidades e protagonismo dos indivíduos e de suas famílias.

Quais os objetivos do PAIF?

De maneira geral, o PAIF busca fortalecer os vínculos de famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. Porém, vários outros fatores impactam na vida dos usuários do serviço, como:

  • Superação de situações de fragilidade social;
  • Melhoria na qualidade de vida dos usuários;
  • Promoção do protagonismo e autonomia das famílias e comunidades;
  • Inserção das famílias na rede de proteção social através de outros serviços, programas, projetos e benefícios;
  • Promoção de espaços coletivos onde há troca de experiências.

 

A quem se destina?

Antes de falarmos para quem se destina o PAIF, precisamos deixar claro o conceito de família para a Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Pois é a PNAS que fundamenta todos os trabalhos da rede de proteção social da AS.

A família, para a PNAS, não é aquela tradicional, composta por pai, mãe e filhos. Mas sim por um grupo de pessoas unidas por laços consanguíneos, afetivos e/ou de solidariedade. Ela media as relações entre sujeitos e coletivos e seu cotidiano é marcado por conflitos e desigualdades.

O PAIF é destinado às famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, priorizando aquelas que:

  • Não têm acesso aos direitos básicos, como educação e saúde;
  • Não possuem núcleo familiar e comunitário local;
  • Estão em moradia precária ou são retiradas de seu território original;
  • São indígenas, quilombolas, ciganos, entre outros;
  • Estão sofrendo discriminação racial, cultural, de gênero, entre outros;
  • Vivem em áreas de extrema violência;
  • Estão com dificuldade em prover o sustento dos membros familiares;
  • Têm crianças ou adolescentes que ficam sozinhos em casa ou na rua;
  • Entregaram criança ou adolescente para adoção;
  • Têm familiar que possui problemas de saúde e demanda cuidados especiais.

 

Além das situações citadas acima, o território no qual a família pertence precisa ser atendido pelo CRAS em questão.

É importante destacar que mesmo que a família se enquadre em uma situação de vulnerabilidade social, precisa concordar e ter interesse em ser atendida pelo PAIF, ou seja, não há obrigatoriedade por parte dos usuários em usufruir do serviço prestado pelo equipamento da Assistência Social.Fundo de Assistência Social: acesse o infográfico e entenda o que é e como seus recursos são distribuídos.

Como funciona?

Ações

As ações executadas pelo PAIF podem ser individuais ou coletivas. Conheça algumas delas abaixo:

  • Acolhida: é o primeiro contato com o serviço, por isso deve ser pensado com cuidado para que os usuários compreendam a Assistência Social como um direito de cidadania;
  • Oficinas com famílias: são encontros para um conjunto de famílias com objetivos de curto prazo;
  • Ações comunitárias: com abrangência maior que as oficinas, envolvem diferentes grupos do território e um maior número de usuários, todos com um único objetivo;
  • Ações particularizadas: atendimento individualizado a um membro ou a toda família;
  • Encaminhamentos: é o direcionamento de um membro ou família para outros serviços, benefícios socioassistenciais, ou, para outros setores públicos.

Acesso

O acesso ao PAIF pode ocorrer por procura espontânea por parte dos usuários, busca ativa pela equipe de referência e encaminhamento da rede socioassistencial ou das demais políticas públicas.

O ideal é que a busca ativa seja o meio de acesso preponderante no PAIF, pois, desta maneira, é possível agir preventivamente, evitando a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social.

Atendimento

O atendimento é uma ação imediata com o objetivo de prestação ou oferta de atenção ao usuário, resultando na inserção em uma das ações do serviço.

Acompanhamento

O acompanhamento da família é baseado na construção de um Plano de Acompanhamento Familiar (PAF). Neste plano, há um conjunto de objetivos a serem alcançados pela família, com o propósito de superar as vulnerabilidades. A equipe de referência deve acompanhar a família através do plano, fazendo intervenções sempre que necessário.

Vale destacar que o acompanhamento familiar é um direito do usuário, mas não uma obrigatoriedade. Portanto, não deve ser imposto, as famílias devem aceitar participar do processo.

Articulação em rede

O PAIF, assim como os demais serviços, programas, projetos e benefícios, precisam trabalhar integrados entre si, e articulados com outras políticas públicas. O isolamento impedirá o alcance dos objetivos delineados e dificultará o atendimento, dificultando a superação das vulnerabilidades enfrentadas pelas famílias.

Apenas com um trabalho conjunto é possível desenvolver e efetivar as ações da política da Assistência Social. A articulação garantirá a autonomia, o protagonismo e o acesso aos direitos sociais dos indivíduos, e da mesma forma, o fortalecimento dos seus vínculos familiares e sociais.

Infográfico gratuito: Desenvolvimento sustentável da ONU - conheça os 17 objetivos do plano até 2030.

Apesar dos desafios que ainda temos para materializar o SUAS nos municípios, um planejamento bem feito, acompanhado de monitoramento, avaliação e articulação entre serviços, programas, projetos e benefícios, poderão contribuir para superar e consolidar os resultados esperados com a política de Assistência Social.

Conseguiu entender como funciona o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)? Concorda que precisa trabalhar articulado com os demais serviços, programas, projetos e benefícios, assim como as demais políticas públicas? Conta para nós, será um prazer ouvi-lo!

Conheça o Portabilis SAS

Promover o ingresso à Assistência Social é um dos desafios encontrados por profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no exercício de suas atividades.

Para resolver essa questão, o uso de dados é uma estratégia que tem ganhado força, principalmente no gerenciamento de ações e na tomada de decisão rápida. O nosso software – Portabilis SAS – dinamiza o trabalho das equipes de referência através do uso de tecnologias.

Clique aqui e agende uma demonstração gratuita com nosso time!

O Portabilis SAS é um software para Assistência Social que integra e dinamiza o trabalho das equipes de referência através do uso de tecnologia e dados confiáveis, possibilitando uma gestão mais inteligente, ágil e menos burocrática do SUAS no município.

Conteúdo para Assistentes Sociais

Aqui no nosso blog você encontra artigos sobre gestão do SUAS, dicas para organização de campanhas, sugestões para oficinas e muito mais. Confira alguns destaques: 

 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *