3 min de leitura

5 motivos para ter um software de Assistência Social

Infográfico agenda 2030 da ONU

O uso de softwares na gestão municipal é cada vez mais recorrente. Matrículas escolares, arrecadação de impostos, empréstimos de livros em bibliotecas, gestão de resíduos sólidos e diversos outros serviços gerenciados pelas prefeituras podem ser automatizados. 

A adesão a sistemas e plataformas costuma beneficiar simultaneamente funcionários(as), gestores(as) e a população, já que otimiza o tempo de atendimento, reduz processos burocráticos, diminui custos operacionais e mantém cadastros atualizados. 

Neste artigo explicamos quais os benefícios e usos práticos do Portabilis SAS, o software de assistência social que dinamiza o trabalho das equipes de referência e favorece uma boa gestão das políticas públicas. Confira! 

Gestão do Suas

A gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) nos municípios é facilitada por meio das tecnologias e do acesso ágil e descomplicado aos dados das pessoas usuárias e famílias atendidas nos equipamentos.

O preenchimento de fichas de forma manual e o arquivamento dessas informações é um procedimento que demanda tempo e pode ser simplificado.

Na prática, a adesão a um software para Assistência Social facilita a gestão de vários instrumentos do Suas. Como os registros, atendimentos e encaminhamentos documentados ficam em um só lugar, é mais fácil entender como as políticas públicas são aplicadas e acompanhar os planos de metas e indicadores em tempo real.

1 – Facilita o Registro Mensal de Atendimentos

O Registro Mensal de Atendimentos (RMA) é uma tarefa rotineira para profissionais dos centros de referência e, em muitos municípios, ainda é feita de forma manual. Essa atividade demanda bastante tempo, principalmente porque em alguns casos os dados precisam de conferência. 

Com o software, os dados são automatizados e as informações que devem ser enviadas ao governo federal são disponibilizadas em um relatório com campos capturados de forma automática.

Saiba mais:

2 – Permite diagnósticos socioterritoriais

Um dos recursos do software para assistência social é o mapa de georreferenciamento. O objetivo desse recurso é facilitar a visualização das informações, como a incidência de vulnerabilidades sociais por bairro. 

Os resultados das consultas socioterritoriais exibem a posição das unidades de referência no município, a localização de indivíduos ou famílias atendidas e informações complementares.

Assim, os coordenadores do CRAS e CREAS fazem diagnósticos com mais agilidade e identificam quais vulnerabilidades incidem às/aos usuárias(os) como, por exemplo, situação de extrema pobreza ou vivência de violência; e quais benefícios já foram concedidos, como auxílios e passagens. 

Portabilis SAS: software para Assistência Social com diagnóstico socioterritorial.

Portabilis SAS: o software para Assistência Social mostra o diagnóstico socioterritorial com vulnerabilidades e eventuais benefícios. Os dados da imagem são fictícios.

3 – É integrado ao Ministério da Cidadania

Com o Portabilis SAS a gestão das informações da Assistência Social do seu município fica muito mais fácil. Com ele é possível fazer importação e exportação de dados dos equipamentos direto para os sistemas ao Ministério da Cidadania (antigo Ministério do Desenvolvimento Social.

4 – Otimiza análises e tomada de decisão 

Uma das vantagens do Portabilis SAS – software de assistência social – é reunir todas as informações em um só lugar, agregar dados e gerar relatórios. 

Promover o ingresso à Assistência Social é um dos desafios encontrados por profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o uso de dados é uma estratégia que tem ganhado aderência, principalmente no gerenciamento de ações e na tomada de decisão.

Com relatórios automatizados é possível entender como melhorar o acesso, o acompanhamento, a distribuição e a visibilidade dos serviços prestados. Um outro benefício é identificar demandas reprimidas, criar estratégias e ampliar a oferta de serviços e contratação de profissionais. 

Conheça as histórias de sucesso de quem utiliza nosso software para assistência social:

 

5 – Tem assistente virtual 

Você já deve ter notado que é cada vez mais comum o uso de assistentes virtuais no atendimento de diversos segmentos, como varejo, serviços, entre outros. E a boa notícia é que os serviços públicos também podem se beneficiar desta tecnologia! 

A Poli é a assistente virtual da Portabilis. Ela foi desenvolvida para facilitar e otimizar o atendimento às pessoas que utilizam os serviços de Assistência Social nos municípios que implementaram nosso software. Além de simplificar o atendimento, poupa tempo das(os) funcionárias(os) e evita aglomerações. 

Por meio do WhatsApp, oferece opções como solicitação de benefícios, denúncias ou consulta de status e apresenta as opções disponíveis para cada item. Depois disso, as(os) técnicas(os) da Assistência Social entram em contato para solicitar os documentos, caso necessário.

Portabilis SAS

Quer melhorar processos, agilizar atendimentos e tomar decisões guiadas por dados no setor de Assistência Social do seu município?

Agende uma demonstração gratuita e conheça o Portabilis SAS! Clique aqui e tire suas dúvidas com nosso time de vendas.

Infográfico agenda 2030 da ONU

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portabilis Tecnologia

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.