4 min de leitura

5 motivos para ter um software de Assistência Social

O uso de softwares na gestão municipal é cada vez mais recorrente. Matrículas escolares, arrecadação de impostos, empréstimos de livros em bibliotecas, gestão de resíduos sólidos e diversos outros serviços gerenciados pelas prefeituras podem ser automatizados. 

A adesão a sistemas e plataformas costuma beneficiar simultaneamente funcionários(as), gestores(as) e a população, já que otimiza o tempo de atendimento, reduz processos burocráticos, diminui custos operacionais e mantém cadastros atualizados. 

Neste artigo explicamos quais os benefícios e usos práticos do Portabilis SAS, o software de assistência social que dinamiza o trabalho das equipes de referência e favorece uma boa gestão das políticas públicas. Confira! 

Gestão do Suas

A gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) nos municípios é facilitada por meio das tecnologias e do acesso ágil e descomplicado aos dados das pessoas usuárias e famílias atendidas nos equipamentos.

O preenchimento de fichas de forma manual e o arquivamento dessas informações é um procedimento que demanda tempo e pode ser simplificado.

Na prática, a adesão a um software para Assistência Social facilita a gestão de vários instrumentos do Suas. Como os registros, atendimentos e encaminhamentos documentados ficam em um só lugar, é mais fácil entender como as políticas públicas são aplicadas e acompanhar os planos de metas e indicadores em tempo real.

1 – Facilita o Registro Mensal de Atendimentos

O Registro Mensal de Atendimentos (RMA) é uma tarefa rotineira para profissionais dos centros de referência e, em muitos municípios, ainda é feita de forma manual. Essa atividade demanda bastante tempo, principalmente porque em alguns casos os dados precisam de conferência. 

Com o software, os dados são automatizados e as informações que devem ser enviadas ao governo federal são disponibilizadas em um relatório com campos capturados de forma automática.

Saiba mais:

 

2 – Permite diagnósticos socioterritoriais

Um dos recursos do software para assistência social é o mapa de georreferenciamento. O objetivo desse recurso é facilitar a visualização das informações, como a incidência de vulnerabilidades sociais por bairro. 

Os resultados das consultas socioterritoriais exibem a posição das unidades de referência no município, a localização de indivíduos ou famílias atendidas e informações complementares.

Assim, os coordenadores do CRAS e CREAS fazem diagnósticos com mais agilidade e identificam quais vulnerabilidades incidem às/aos usuárias(os) como, por exemplo, situação de extrema pobreza ou vivência de violência; e quais benefícios já foram concedidos, como auxílios e passagens. 

Portabilis SAS: software para Assistência Social com diagnóstico socioterritorial.

Portabilis SAS: o software para Assistência Social mostra o diagnóstico socioterritorial com vulnerabilidades e eventuais benefícios. Os dados da imagem são fictícios.

3 – É integrado ao Ministério da Cidadania

Com o Portabilis SAS a gestão das informações da Assistência Social do seu município fica muito mais fácil. Com ele é possível fazer importação e exportação de dados dos equipamentos direto para os sistemas ao Ministério da Cidadania (antigo Ministério do Desenvolvimento Social.

Fundo de Assistência Social: acesse o infográfico e entenda o que é e como seus recursos são distribuídos.

4 – Otimiza análises e tomada de decisão 

Uma das vantagens do Portabilis SAS – software de assistência social – é reunir todas as informações em um só lugar, agregar dados e gerar relatórios. 

Promover o ingresso à Assistência Social é um dos desafios encontrados por profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o uso de dados é uma estratégia que tem ganhado aderência, principalmente no gerenciamento de ações e na tomada de decisão.

Com relatórios automatizados é possível entender como melhorar o acesso, o acompanhamento, a distribuição e a visibilidade dos serviços prestados. Um outro benefício é identificar demandas reprimidas, criar estratégias e ampliar a oferta de serviços e contratação de profissionais. 

Conheça as histórias de sucesso de quem utiliza nosso software para assistência social:

 

5 – Tem assistente virtual 

Você já deve ter notado que é cada vez mais comum o uso de assistentes virtuais no atendimento de diversos segmentos, como varejo, serviços, entre outros. E a boa notícia é que os serviços públicos também podem se beneficiar desta tecnologia! 

A Poli é a assistente virtual da Portabilis. Ela foi desenvolvida para facilitar e otimizar o atendimento às pessoas que utilizam os serviços de Assistência Social nos municípios que implementaram nosso software. Além de simplificar o atendimento, poupa tempo das(os) funcionárias(os) e evita aglomerações. 

Por meio do WhatsApp, oferece opções como solicitação de benefícios, denúncias ou consulta de status e apresenta as opções disponíveis para cada item. Depois disso, as(os) técnicas(os) da Assistência Social entram em contato para solicitar os documentos, caso necessário.

O Portabilis SAS é um software para Assistência Social que integra e dinamiza o trabalho das equipes de referência através do uso de tecnologia e dados confiáveis, possibilitando uma gestão mais inteligente, ágil e menos burocrática do SUAS no município.

Agende uma demonstração

Promover o ingresso à Assistência Social é um dos desafios encontrados por profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no exercício de suas atividades.

Para resolver essa questão, o uso de dados é uma estratégia que tem ganhado força, principalmente no gerenciamento de ações e na tomada de decisão rápida. Clique aqui e conheça o software que dinamiza o trabalho das equipes de referência através do uso de tecnologias!

Conteúdo para Assistentes Sociais

Aqui no nosso blog você encontra artigos sobre gestão do SUAS, dicas para organização de campanhas, sugestões para oficinas e muito mais. Confira alguns destaques: 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *