4 min de leitura

O papel do assistente social na saúde pública

Os trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) precisam ter amplo conhecimento sobre diversas áreas. Afinal, é comum sua articulação com outras políticas públicas. Uma das dúvidas mais frequentes sobre esse tema é o papel do assistente social na saúde. Por isso, resolvemos esclarecer essas questões através desse texto.

É comum surgirem demandas da Saúde na Assistência Social. Quando isso ocorre, o assistente social encaminha o usuário, por exemplo, a um ambulatório. Porém, normalmente, existe uma superlotação nesses lugares. Por vezes, o atendimento demora e, quando finalmente ele acontece, o paciente é reencaminhado para outro profissional da Saúde.

Esse fluxo não é eficiente. Em várias etapas, não existe acolhimento. O usuário, fragilizado, acaba desistindo do tratamento. É desgastante para o indivíduo e caro para o poder público.

Como política garantidora do direito à proteção social, a Assistência Social, materializada através do trabalho do assistente social e de outros profissionais, tem papel fundamental no processo descrito acima, bem como na melhoria dele.

Responsabilidades do assistente social na saúde pública

Primeiro, os profissionais que trabalham na Assistência Social precisam superar o sentimento de subalternidade, ainda comum em muitos municípios brasileiros. É necessário que se posicionem. Já que as leis lhes garantem autonomia e poder de decisão para o exercício de seu trabalho.

O papel do assistente social na saúde é determinante para melhorar o serviço de ambas as políticas públicas. Afinal, o processo saúde-doença é, antes de mais nada, uma definição social. E, apenas o profissional da Assistência Social domina os fenômenos socioculturais e econômicos de seus usuários.

Segundo o Ministério da Saúde, as responsabilidades do assistente social na saúde pública são:

  • Através do atendimento ao usuário, compreender sua situação e realizar o encaminhamento adequado;
  • Informar e mobilizar o usuário acerca de seus direitos e de seu papel como cidadão. O conscientizando de que a Assistência Social não oferece favores, mas garante seu direito à proteção social;
  • Facilitar o acesso aos serviços de saúde, cumprindo com a universalidade e a equidade dos direitos sociais dos usuários;
  • Debater sobre a situação social do usuário/paciente com os profissionais de saúde;
  • Participar, sempre que possível, de encontros interdisciplinares;
  • Acompanhar e estimular o tratamento de saúde do usuário;
  • Envolver os familiares e alertá-los sobre a importância de seu apoio no tratamento.

 

Além das atribuições acima, o assistente social pode, de uma forma mais ampla:

  • Organizar espaços, junto com os profissionais de saúde, com o objetivo de estimular a participação popular nas decisões de ambas as políticas públicas;
  • Da mesma forma, estimular a participação crítica de todos os funcionários (tanto da Assistência Social, quanto da Saúde) nesses espaços;
  • Ter uma postura de curiosidade. Estudar e se atualizar, sempre que possível, sobre temas relacionados à área da Saúde.

 

Fundo de Assistência Social: acesse o infográfico e entenda o que é e como seus recursos são distribuídos.

Por que a intersetorialidade é importante?

Antes de mais nada, é importante conceitualizar o que é intersetorialidade. Trata-se do trabalho conjunto de diferentes áreas, envolvendo, desde compartilhamento de conhecimento, gestão e, inclusive, ações, com o objetivo de enfrentar, de maneira articulada e eficiente, problemas que possuem em comum.

Imagine cruzar dados da Assistência Social, Saúde e Educação e gerar, de forma automática, informações ricas para embasar o trabalho dos profissionais dessas áreas? 

Seria muito mais fácil encontrar soluções para os inúmeros problemas sociais que temos no País e que, na maioria das vezes, são multifacetados. Por exemplo, o indivíduo pode estar constantemente doente por conta da precariedade onde vive. Essa é uma situação que os profissionais de saúde, sozinhos, não conseguirão resolver. 

Sem contar que as ações coletivas têm maiores chances de serem efetivas. Ao trabalhar isoladamente, informações importantes se perdem, impedindo um olhar amplo e, em consequência, resultados expressivos.

O papel do assistente social no processo de intersetorialização é fundamental. Ao realizar as ações descritas no tópico anterior, como debater sobre a situação social do usuário com o profissional de saúde, estará contribuindo para a efetivação do trabalho em conjunto com outras áreas. 

A articulação entre as políticas ajuda, inclusive, na construção de novas posturas e ações. Tomando, como base, dificuldades em comum das duas áreas.

Por ser uma política garantidora de direitos, a Assistência Social é atuante na luta pela desfragmentação dos serviços públicos. Mas existem, ainda, muitos desafios para que a intersetorialidade se concretize.

O tema é relativamente novo. Exige muito debate, reestruturação e, é claro, gestores e profissionais abertos a essas mudanças. 

É preciso um olhar amplo e analítico de todos os envolvidos. Pois a estrutura deve ser repensada coletivamente. Principalmente quando falamos de áreas que deveriam ser muito mais próximas, como a Assistência Social e a Saúde.

O trabalho do assistente social na saúde, devido à estrutura atual, é complexo. Ações separadas em “caixinhas” já não resolvem mais.  A efetividade das ações do governo e seu impacto social estão diretamente relacionados à articulação de todas as políticas públicas.

Conheça o Portabilis SAS

Promover o ingresso à Assistência Social é um dos desafios encontrados por profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no exercício de suas atividades.

Para resolver essa questão, o uso de dados é uma estratégia que tem ganhado força, principalmente no gerenciamento de ações e na tomada de decisão rápida. Clique aqui e conheça o software que dinamiza o trabalho das equipes de referência através do uso de tecnologias!

O Portabilis SAS é um software para Assistência Social que integra e dinamiza o trabalho das equipes de referência através do uso de tecnologia e dados confiáveis, possibilitando uma gestão mais inteligente, ágil e menos burocrática do SUAS no município.

Conteúdo sobre Assistência Social

Conseguiu entender qual o papel do assistente social na saúde pública? Como é, hoje, a articulação dessas políticas no seu município? Funciona como deveria ou ainda existem muitos entraves na comunicação e nas ações dessas duas áreas? Conta para nós, será um prazer ouvi-lo!

E aqui no nosso blog você encontra artigos sobre gestão do SUAS, dicas para organização de campanhas, sugestões para oficinas e muito mais. Confira alguns destaques: 

 

Quer receber novidades e conteúdos gratuitos sobre Assistência Social diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação! 

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    One thought on “O papel do assistente social na saúde pública

    1. Neo disse:

      Bom dia,estou aprendendo com vcs.A Saúde Pública no Brasil abre um grande leque em suas linhas que ainda precisam ser analisadas e efetivadas em práticas,que possamos estar desenvolvendo estudos para melhor atender a essa gama da sociedade que necessitam desse serviço.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *