4 min de leitura

ODS nos municípios: desafios e indicadores

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um roteiro de sustentabilidade estabelecido pela Organização das Nações Unidas em conjunto com 193 países membros. Esta ação global foi definida em 2015 e compõe a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

A Agenda 2030 é composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que são pautados em cinco áreas pessoas, prosperidade, paz, parcerias e planeta e integram as dimensões social, econômica, ambiental e institucional. O complemento 2030 refere-se ao ano estimado para que os resultados sejam alcançados. 

Imagem: reprodução do site Confederação Nacional de Municípios. 

17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Imagem: reprodução do site Confederação Nacional de Municípios.

Divididos em 169 metas, demanda um trabalho de parceria entre instituições públicas em seus diferentes níveis de atuações, instituições privadas, organismos internacionais, instituições de ensino, sociedade civil e a mídia.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Conheça os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: 

  1. Erradicação da pobreza
  2. Fome zero e agricultura sustentável
  3. Saúde e Bem-Estar
  4. Educação de qualidade
  5. Igualdade de gênero
  6. Água potável e saneamento
  7. Energia limpa e acessível
  8. Trabalho decente e crescimento económico
  9. Indústria, inovação e infraestrutura
  10. Redução das desigualdades
  11. Cidades e comunidades sustentáveis
  12. Consumo e produção responsáveis
  13. Ação contra a mudança global do clima
  14. Vida na água
  15. Vida terrestre
  16. Paz, justiça e instituições eficazes
  17. Parcerias e meios de implementação

📘 Dica da Portábilis: para saber mais sobre esse tema, faça o download gratuito do infográfico “Desenvolvimento sustentável da ONU: conheça os 17 objetivos do plano até 2030”. Infográfico gratuito: Desenvolvimento sustentável da ONU - conheça os 17 objetivos do plano até 2030.

ODS nos municípios brasileiros

Os governos locais têm um papel fundamental no cumprimento das metas dos ODS, já que atuam diretamente sobre as fragilidades locais. Ocupam uma posição estratégica na ampliação dos canais de diálogo e de participação; e podem aperfeiçoar a gestão, os serviços ofertados e contribuir diretamente para melhorar a vida da população.

Realizar ações integradas e sustentáveis em âmbito local é um desafio que deve incluir as instituições e serviços públicos, o setor privado e toda a sociedade civil. 

O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR) é uma ferramenta que fornece dados sobre a Agência 2023 em todas as cidades brasileiras. 

A imagem mostra uma captura de tela de uma ferramenta que mostra desempenho por ODS em cada município brasileiro. O exemplo da imagem é o Rio de Janeiro, com pontuação 56,42.

Ferramenta mostra desempenho por ODS em cada município brasileiro. Imagem captura de tela.

Os indicadores dos 5.570 municípios exibem um mapa interativo e como está o cumprimento dos ODS nos locais. Há um ranking de cidades e, além da busca exata pelo município, é possível filtrar os dados por Estados e população.

Para saber mais 

📘 A publicação Guia para Localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos Municípios Brasileiros – O que os gestores municipais precisam saber (Brasília, 2016), organizada pela Confederação Nacional de Municípios – CNM apresenta quais são as competências dos municípios para cada ODS e sugere indicadores para acompanhar as metas. 

Veja um exemplo:

→ ODS 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares

→ Meta 1.3: Implementar, em nível nacional, medidas e sistemas de proteção social apropriados para todos, incluindo pisos, e, até 2030, atingir a cobertura substancial dos pobres e vulneráveis verificar

→ Indicador: quantidade de famílias inscritas no Cadastro Único para a programas sociais com renda familiar per capita de até ½ salário mínimo.

O guia integra a Coletânea Gestão Pública Municipal e está disponível neste link

📘 A Confederação Nacional de Municípios tem um site dedicado ao tema, que disponibiliza a Mandala ODS – um aplicativo de diagnóstico, monitoramento e avaliação do desempenho dos municípios – e muitos materiais para incorporar a Agenda 2030 à gestão municipal.  

Qual a diferença entre ODS E ODM? 

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) foram estabelecidos com base na Declaração do Milênio, elaborada pela ONU em 2000 e teve como foco construir um mundo mais justo e sustentável no século XXI.

Conheça as oito diretrizes que estiveram em vigor de 2000 a 2015:

1 – Acabar com a fome e a miséria

2 – Oferecer educação básica de qualidade para todos

3 – Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres

4 – Reduzir a mortalidade infantil

5 – Melhorar a saúde das gestantes

6 – Combater a Aids, a malária e outras doenças

7 – Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente

8 – Estabelecer parcerias para o desenvolvimento

A expectativa era de que os resultados fossem alcançados até 2015. Nesse mesmo ano, os ODM foram substituídos pelos ODS, que integram a chamada Agenda 2030. 

Metas e tecnologias

Acesse os artigos disponíveis no blog e veja como as tecnologias podem contribuir com as metas da Educação: 

Como a tecnologia pode contribuir com a meta 4-a

3 iniciativas que contribuem com a meta 4.b 

Como a tecnologia pode contribuir com a meta 4-5

3 iniciativas que contribuem com a meta 4-6

 

Conheça a Portábilis

A Portábilis tem duas frentes de atuação: Educação e Assistência Social. Ambas são de impacto social e buscam resolver problemas de ineficiência e na gestão das políticas públicas. As soluções contribuem, principalmente, com:

➡️ Erradicação da pobreza (ODS 1)
➡️ Geração de educação de qualidade (ODS 4)
➡️ Redução das desigualdades (ODS 10)

Com o i-Educar, profissionais da Educação conseguem gerenciar afastamentos, faltas e substituições de servidoras(es); importar e exportar dados do Censo Escolar em poucos cliques, acessar relatórios e indicadores rapidamente, lançar notas, calcular médias, registrar planos de ensino e muito mais!

Utilizando o Portábilis SAS, todos registros, atendimentos e encaminhamentos ficam documentados em um só lugar. Assim, gestoras(es) visualizam a aplicação das políticas públicas nos territórios com mais facilidade, utilizando os dados para elaborar planos de ação e as famílias são atendidas com mais agilidade.

Histórias de sucesso

 

Conteúdo gratuito

Aqui no blog da Portabilis você encontra centenas de artigos sobre Educação e Assistência Social. Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente?

Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *