Gestão escolar

Como evitar o excesso de faltas escolares?

como-evitar-o-excesso-de-faltas-escolares.jpeg

Caso o problema com excesso de faltas não seja rotineiro na sua escola, considere-se um gestor de sorte. A ausência dos alunos costuma ser uma constante ao longo de todo o ano letivo, e combater o excesso de faltas escolares é um desafio para todo o corpo pedagógico.

Esses profissionais devem se dedicar para reduzir o problema, que pode arruinar todo o trabalho de um ano. Embora seja admitido que um estudante perca até 25% das aulas dadas por período, na prática, não é desejável que ele chegue nem perto desse percentual.

Não se trata apenas de considerar os prejuízos individuais para o aluno faltoso. A turma toda também perde conteúdo e dinamismo com as ausências, pois os professores acabam retomando o material já estudado em outra aula por conta de quem faltou. Com isso, as médias podem baixar, uma parte do grupo pode se desinteressar e uma turma com bom desempenho pode, em poucos meses, se converter em uma classe dispersa e com problemas disciplinares.

Neste post, selecionamos algumas dicas sobre como evitar o excesso de faltas escolares. Confira!

Aposte em ferramentas tecnológicas

Para evitar esse tipo de situação, é fundamental que a escola consiga identificar rapidamente se existem faltas excessivas em uma dada turma, em que época do ano elas acontecem, quais são os motivos alegados para as ausências e se as justificativas são reais.

Para isso, a observação dos professores é crucial, mas pode ser interessante contar também com um sistema de gestão escolar automatizado, que compute eletronicamente as faltas. Desse modo, coordenadores pedagógicos também ficarão atentos ao fenômeno.

Mantenha um canal aberto com pais e alunos

As faltas escolares excessivas devem ser investigadas com cuidado, porque podem revelar problemas no ambiente escolar — como o bullying, por exemplo. Extremamente comum, a prática de humilhação pública pelos colegas em função de características físicas ou traços de personalidade ainda é pouco denunciada pela vítima, que com frequência prefere se retirar do ambiente em que as agressões ocorrem.

Daí a importância de que professores, coordenadores pedagógicos e diretores manterem uma linha aberta de conversa com os alunos, seus pais e responsáveis, para revelar a situação e conseguir solucioná-la. Alunos com muitas faltas também podem estar enfrentando problemas familiares, como a separação dos pais, a necessidade de cuidar de um irmão menor ou crises financeiras que podem obrigá-los a trabalhar precocemente. Em todas essas situações, o suporte da escola, apoiando o aluno a retornar, pode ser um diferencial para um adulto com oportunidades.

ads-inside-post-ebook-como-engajar-os-pais-na-vida-escolar-do-aluno

Invista em bem-estar

Caso seja observado que as faltas acontecem mais no inverno ou no verão, pode ser um caminho de sucesso aumentar o conforto térmico dos alunos no ambiente escolar.

O uso de ventiladores ou ares-condicionados se torna uma boa estratégia. E, diante de doenças que realmente impeçam a presença do estudante, a escola precisa formular um programa que limite os danos à educação do aluno enfermo.

Procure driblar a falta de interesse

Na maioria dos casos, no entanto, o excesso de faltas escolares decorre do desinteresse. É por isso que diretores, coordenadores e professores devem seguir perseguindo o caminho da interdisciplinaridade, a adoção de novas tecnologias na sala de aula e a aproximação entre o mundo dos estudantes com o conteúdo ensinado.

Aumentar o diálogo, a interação e criar uma rotina instigante para a conquista do conhecimento são propostas que ajudarão a evitar que seus alunos queiram estar fora da sala de aula.

Quer trocar mais ideias sobre educação e se manter atualizado sobre o que há de mais moderno em gestão escolar? Então curta a nossa página no Facebook!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn1
Artigos relacionados
3 estratégias para combater a evasão escolar
3 estratégias para combater a evasão escolar
img-blog-censo-escolar
A importância do Censo Escolar para a educação do país
16.jpg.jpeg
Professores que faltam muito: o que fazer?
Share This