5 min de leitura

Planejamento escolar: prepare-se para o próximo ano

Primeiro dia de aula. Estudantes cheios de expectativa para mais um ano de estudos, profissionais motivados e tudo pronto para o início das atividades. Quem vê esse cenário pode imaginar que o momento marca o início do trabalho anual em uma escola, mas a verdade é que o planejamento escolar começou muito antes.

Para que tudo corra bem e todos tenham condições para explorar ao máximo o seu potencial, a preparação é fundamental. Isso significa que o trabalho de planejamento feito pela direção e pela coordenação da escola começa muito antes disso e tem grande impacto no sucesso do período que se inicia.

Mas como se programar adequadamente para um longo e corrido ano letivo? Esse vai te ajudar a responder a essa pergunta. Confira!

Quando começar o planejamento do próximo ano letivo?

Especialistas no assunto recomendam que o planejamento escolar para o próximo ano deve ser iniciado ainda no segundo semestre do ano anterior. Nesse momento, é importante avaliar também as medidas propostas para o período atual e fazer uma análise dos resultados práticos, o que deu certo e o que precisará ser modificado.

Desde o desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico (PPP) até a medição do engajamento da equipe, são vários os aspectos que devem ser observados. A seguir, listamos alguns dos mais importantes. Descubra!

Análise de melhorias necessárias na infraestrutura

Como está o nível de conservação das estruturas físicas da escola? 

Faça um diagnóstico completo da situação de salas, móveis, banheiros, instalações esportivas, áreas de convivência e outras. Um prédio bem cuidado é um fator que influencia na qualidade do ensino oferecido e na motivação dos estudantes.

Não deixe de verificar também a situação de computadores e materiais que serão usados pelos professores, como projetores e quadros. Esse inventário dará a noção exata do estado dos ativos da escola e guiará a direção na decisão de reformas, reparos e aquisição de bens.

A imagem mostra uma mesa de trabalho com duas pessoas trabalhando em gráficos e papéis.

O planejamento escolar envolve diagnósticos da infraestrutura, gestão de servidores(as) e análise de indicadores e avaliações de desempenho e satisfação.

Definição da equipe e montagem do quadro de horários

Procure saber, com a maior antecedência possível, quais são os profissionais que a escola poderá contar para o próximo ano. Funcionários(as) podem se aposentar, se licenciar ou decidir trabalhar em outras instituições, o que, obviamente, afetará a composição da equipe para o ano seguinte. Quanto antes forem definidas essas situações, mais tempo hábil você terá para contornar eventuais problemas.

Feito isso, trabalhe na elaboração do quadro de horários e da distribuição das turmas entre os professores. Imprevistos podem acontecer, é claro, mas antecipar definições desse tipo é uma atitude que reduz bastante os riscos de surpresas desagradáveis.

Leia também:

E-book gratuito: entenda qual a proposta, o objetivo, quais dados são coletados e qual a importância do Censo Escolar.

Avaliação de pais/responsáveis e estudantes

Se possível, faça uma pesquisa com os alunos e pais. Uma vez que estão também diretamente envolvidos com o dia a dia da escola, suas demandas e opiniões podem fornecer detalhes úteis para o planejamento do próximo ano letivo.

Não é necessária uma avaliação complexa e detalhada. Apenas algumas perguntas abrangentes são suficientes para ajudar na detecção de problemas ou verificar medidas possíveis de execução.

Essa é também uma boa forma de estimular a maturidade e o pensamento crítico dos alunos e mostrar que a escola está atenta ao que eles têm a dizer.

Semana Pedagógica

A Semana Pedagógica é um evento de suma importância para o sucesso do ano letivo que se inicia. Realizada antes do início das aulas, ela envolve todos os profissionais e tem como objetivo a revisão do PPP da escola e o alinhamento das ações de todas as áreas.

Veja, a seguir, alguns dos principais tópicos que devem ser abordados durante o trabalho nesse evento:

Considerações gerais e boas-vindas 

Esse é o momento de receber os novos e antigos professores, fazer as apresentações necessárias e dar orientações gerais sobre alunos, turmas e o contexto no qual a escola está inserida.

Também é a oportunidade para falar sobre o calendário para o ano, as regras de conduta e a estrutura com a qual os profissionais poderão contar.

Reunião com funcionários(as)

Uma reunião com funcionários administrativos e de outras áreas, como cozinheiros, profissionais de limpeza, manutenção e zeladores garante que todos estejam por dentro dos objetivos e normas institucionais.

Essa é a hora de deixar claro para todos que eles podem contar com a direção e que fazem parte de uma só equipe.

Plano de aulas

A montagem do plano de aulas também acontece durante a Semana Pedagógica. Com a supervisão da equipe de gestão, os professores distribuem o conteúdo que será trabalhado em cada período avaliativo (bimestre ou trimestre), tendo como base a matriz curricular.

Na sequência, os planos devem ser apresentados para a direção, que tem a missão de garantir que o projeto da escola está devidamente contemplado em todas as disciplinas.

A imagem mostra uma mulher trabalhando no notebook em uma sala de estudos.

Os planos de aulas reúnem informações importantes para apresentar os componentes curriculares aos estudantes e estruturá-los coletivamente agrega ao processo.

Balanço da Semana Pedagógica

Ao final da semana de encontros, o ideal é ouvir as sugestões e as opiniões dos participantes, sempre com o propósito de incentivar o diálogo aberto entre todos e promover melhorias para o próximo ano.

Esse período é também dedicado à discussão em conjunto de iniciativas para o recebimento dos estudantes e definir a periodicidade das reuniões de acompanhamento a serem feitas ao longo do caminho.

E-book gratuito: Gestão Escolar do Futuro. Material sobre soluções práticas para problemas atuais das escolas.

Acompanhando o planejamento escolar durante o ano

É muito importante acompanhar o andamento do que foi planejado e verificar constantemente se as metas estão sendo atingidas. O diálogo entre direção, professores, coordenadores, pais e alunos é crucial para determinar se os esforços estão sendo bem-sucedidos ou não.

Caso seja verificado que correções são necessárias, não hesite em fazê-las. E, claro, utilize as experiências positivas e negativas para a elaboração do planejamento para o próximo ano.

Um planejamento bem-feito reduz, consideravelmente, a chance de surpresas desagradáveis durante o ano, além de aumentar a possibilidade de sucesso nas metas estabelecidas pela direção e pela coordenação da escola. É, portanto, um processo vital no enfrentamento dos grandes desafios de se dirigir uma escola.

Dedicar tempo e esforço no planejamento escolar não é fácil, mas trata-se de tarefa essencial para a manutenção da qualidade do ensino e da satisfação dos funcionários. Seus alunos agradecem!

Conheça o i-Educar

Com o i-Educar – software de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos. 

As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem! 

Conteúdo sobre Educação

Aqui no blog da Portábilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais. Confira alguns destaques:

 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *