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TICs na Educação: como utilizar no contexto escolar

O acesso às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), seja para consumir informações ou produzi-las, deve ser amparado por uma perspectiva cidadã que alimente a existência de um ambiente digital seguro, democrático e participativo. 

A versão mais recente da pesquisa TIC Domicílios (Cetic.br; NIC.br), lançada em maio de 2023, informa que há 149 milhões de usuários de Internet no Brasil. Entre esse montante, estão crianças e adolescentes, que demandam políticas de inclusão digital específicas e, simultaneamente, acesso à educação midiática

As mudanças sociais proporcionadas por um contexto de atuação em rede ampliam as possibilidades de atuação profissional. No campo da Educação, não é diferente. Há muitas formas de agregar as TICs à rotina de trabalho e aos métodos de ensino. 

A seguir, listamos ideias e recursos de como utilizá-las de forma descomplicada em diferentes funções escolares. Confira! 

3 formas de utilizar as TICs na Educação 

As TICs demandam novas habilidades e reflexões sobre seus usos e possibilidades, mas são muito úteis para organizar a rotina de trabalho e melhorar processos educacionais.

Leia as dicas abaixo e adapte-as ao contexto escolar em que atua e as especificidades das atividades que realize. 

Como ferramenta de gestão 

Otimizar o tempo, melhorar a comunicação interna e acompanhar o andamento de projetos são necessidades da gestão administrativa e pedagógica. No caso de escolas municipais, em que o volume de trabalho é expressivo, um sistema de gestão escolar é útil para facilitar análises de desempenho das turmas e agilizar a emissão de documentos ou processos morosos, como o envio de dados para o Censo Escolar.

Uma outra vantagem de utilizar as tecnologias na gestão escolar é poupar recursos com impressão e material de escritório; além do espaço para armazenar atas, trâmites e diários. 

Com uma agenda on-line, por exemplo, é mais fácil visualizar as atividades da semana ou do mês e ter uma noção do volume de reuniões previstas. Ver o todo permite que a equipe da secretaria de educação, gestores e coordenadores pedagógicos faça uma melhor gestão do tempo para aquele período. 

Vale a pena criar uma agenda on-line compartilhada para espaços da escola que precisam de reserva, como sala de informática, jardim ou horta, parquinho, brinquedoteca e outros ambientes coletivos. Além de facilitar as trocas, a equipe escolar consegue mensurar melhor qual o interesse por cada espaço disponível e implementar melhorias. 

Os aplicativos de gerenciamento de projetos, como Trello e Notion, quando bem estruturados e alimentados pela equipe, possibilitam uma organização eficiente de projetos desenvolvidos pela escola. A equipe pode utilizá-los para fracionar as metas do projeto político-pedagógico dentro de uma plataforma, listando as necessidades para que se concretizem e responsáveis por cada etapa. 

Nos dois casos, as notificações ajudam a lembrar dos compromissos e mensurar melhor o tempo previsto para cada atividade.

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Para organizar e preparar aulas 

O tempo em sala de aula demanda uma organização prévia, que envolve a elaboração dos planos de aula, preparo de atividades, correções e avaliações. Essas atividades podem ser facilitadas pelas tecnologias, melhorando a gestão do tempo dedicada a cada etapa. 

Há muitos sites com planos de aulas prontos, que podem servir de inspiração ou serem adaptados para o contexto escolar local.

Plataformas gratuitas como Canva ajudam na elaboração de apresentações visuais, principalmente para aulas de ciências que envolvem ilustrações mais específicas. Já o Geogebra facilita a criação de gráficos e de formas geométricas, que podem ser exportados para impressão. 

Os aplicativos de diários de classe, como o i-Diário, o controle de presença é feito pelo celular e as(os) professoras(es) podem inserir notas, avaliações e o diário de observações dentro do sistema, que disponibiliza um boletim on-line. 

Como recurso educacional 

As TICs são ferramentas que facilitam o trabalho de profissionais da Educação, mas também devem ser levadas para sala de aula como recurso pedagógico. Jogos on-line, acervos digitais de pesquisa, aplicativos e plataformas educacionais ajudam na compreensão e na fixação dos conteúdos.

Os jogos on-line voltados para estudantes como os da página IBGE para crianças e da plataforma Google Arts & Culture são ótimas opções para deixar as aulas mais dinâmicas.

Nas disciplinas do eixo de Linguagem e Ciências Humanas, vale a pena incluir visitas ao laboratório de informática para consultar enciclopédias como a do Itaú Cultural, ou do Projeto Brasil Memória das Artes; propor exercícios de vocabulário com dicionários on-line e acessar exposições virtuais, como as do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE UFPR).

📘Dica da Portábilis: acesse o artigo “Recursos educacionais digitais para sala de aula” e conheça outros materiais gratuitos para agregar às aulas! 

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Conheça a Portábilis

A Portábilis existe para potencializar o impacto das políticas públicas e ajudar os municípios brasileiros a ter uma gestão mais eficiente da Educação e da Assistência Social. 

Com o i-Educar – sistema de gestão escolar para escolas municipais – a equipe da Secretaria de Educação do município se beneficia de uma gestão guiada por dados pedagógicos e de ferramentas para gestão de servidores, integração com Sistema Educacenso/Inep e relatórios.

Conteúdo para educadoras(es)

Aqui no blog da Portábilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais.

Confira alguns destaques:

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    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

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